Este BLOG é a soma de esforços do grupo de Bagé do CLEC.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Prédios históricos de Bagé / RS

Casa de Cultura de Bagé, fundada em 1902, neste prédio já sediou uma casa comercial muito luxuosa no início do século XX, depois foi Banco do Commércio, desde a década de 90 onde a prefeitura adquirui o prédio, foi transformado em Casa de Cultura de Bagé e desde então, acontecem exposições de vários artistas...

                     
                  A Rural de Bagé é sede da Expofeira, a feira mais antiga do Brasil, este ano sediará a edição de número 103ª, atrai milhares de pessoas até mesmo de fora do Brasil...

                                          Sede Administrativa da Rural



A sociedade Portuguesa de Befeficiência teve sua fundação em 1º de juno de 1870, sua arquitetura é uma das mais belas da cidade, foi inicialmente hospital onde portugueses eram os pacientes, depois foi hospital militar. A arquitetura é semelhante ao Palácio de Queluz (Portugal), local de nascimento e morte do Imperador Dom Pedro I, atualmente é o Museu Dom Diogo de Souza, seu acervo possui mais de 2 mil obras que contam a história de Bagé e da região, possui um grande acervo de vestuários, objetos pessoais e móveis, possui uma hemeroteca (com uma coleção grande de jornais) e 02 fototecas com mais de 15 mil fotos históricas.

                                     


Entrada da cidade cidade cinematográfica de SANTA FÉ, aqui foi filmado o TEMPO E O VENTO do escritor brasileiro Érico Veríssimo, sua obra foi dividida em 03 partes sendo o primeiro livro  O Continente (1949), o segundo livro, O Retrato (1951) e finalizando a trilogia, O Arquipélado (1961), esse trabalho é um dos muitos desse grande escritor brasileiro.


Aqui na cidade temos o segundo maior ginásio gaúcho, é um ginásio poli-esportivo mas chamado pela população de Ginásio Militão, há 8 campos de futebol, sua área verde é com muitas árvores em toda sua extensão.


Prefeitura Municipal de Bagé chegou a hospedar o Imperador Dom Pedro II e a Princesa Isabel. Sua origem é datada de 1821, é um prédio imponente, as aberturas no segundo plano, possuem delicados gradis de ferro.Sua arquitetura é típica portuguesa, paredes espessas de pedra e argamassa de barro, seu interior é de madeira. Pináculos em todos os cantos o que aumentam a impressão de majestade do solar.

Um comentário: