Este BLOG é a soma de esforços do grupo de Bagé do CLEC.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Plano de Aula - 1ª série - Esc. Julinha Costa Taborda - Aluno: Alessandro


Caixa de texto: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO





Plano de aula


Dados:
Data – 03 /12 /2013.
 Cidade: Bagé
Estagiário: Alessandro Lopes Pires
Escola: E.E.E.F. JULINHA COSTA TABORDA
Série:  1º






















·        Série/ano: 1º ano

Data: 1ª aula-  Conteúdos trabalhados no dia;

Português. Gêneros: poema, relato de experiências:

·        Estratégias argumentativas da fala;
·        Descrição de ambientes e pessoas;
·        Escuta de leituras.
Matemática:
·         Números naturais: agrupamentos para contagem; leitura; escrita; comparação de quantidades até 50.
·         Antecessor e sucessor do número.
Conteúdos do dia

PORTUGUÊS: Gêneros: poema, relato de experiências:
Estratégias argumentativas da fala;
Descrição de ambientes e pessoas;
      Escuta de leituras

MATEMÁTICA: Números naturais: agrupamentos para contagem; leitura; escrita; comparação de quantidades até 50.
• Antecessor e sucessor do número.


Objetivos do dia:
•Compreender o gênero poema e sua funcionalidade;
•Ler em voz alta, versos de poemas conhecidos;
•Manifestar oralmente opinião a respeito dos poemas ouvidos;
•Descrever com clareza ambiente e pessoas;
•Narrar experiências vividas ou histórias conhecidas com clareza e coerência;
•Expressar e compreender idéias veiculadas oralmente.
•Contar e registrar objetos usando estratégias próprias e técnicas operatórias convencionais);
•Ler, produzir e interpretar escritas numéricas até 50 Contar e registrar objetos usando estratégias próprias e técnicas operatórias convencionais);
•Ler, produzir e interpretar escritas numéricas até 50


Procedimentos Metodológicos:

Iniciar com o poema: A avó do menino, de Cecília Meirelles . Levar para a sala o poema escrito em cartaz, fazer a leitura do poema, depois realizar perguntas para levá-los a compreensão do texto. A seguir, chamar a atenção dos alunos para as características do gênero, como: rima, organização em versos, quem o escreveu e qual o assunto destacado. Pedir para os estudantes descreverem a avó do poema e seus próprios avós, ou alguém que representa esse papel em sua família, perguntar se há semelhanças entre a personagem e seus avós, para isso considerar as características físicas e psicológicas. Deixar que os estudantes manifestem sua opinião sobre o assunto tratado no poema;
-Indagar onde esse tipo de gênero pode ser encontrado e onde circula, destacar bem o assunto tratado no poema e pedir para que alguém conte sobre a presença dos avós em sua família, se todos tem avós em casa ou mora em outro local que não seja a sua casa, perguntar se alguém tem alguma história para contar a respeito de seus avós e pedir que conte para a turma da forma mais clara e coerente possível (dessa forma estará fazendo associação com o gênero “relato de experiências”.


Trazer para a sala materiais concretos (ábaco, Material Dourado e outros) com registro, para que os alunos possam usar e manipular. Realizar atividade em dupla/trios e socializar os conhecimentos .
 Realizar Atividade com números nos folhetos de sena, quina, loto mania, tabela numérica, calendário.
Realizar Atividades que levem à compreensão no campo de antecessor e sucessor dos números.


Avaliação do dia/ Observações:

-Espaço destinado ao registro de como o professor pretende avaliar se os objetivos do dia foram atingidos (observação, atividades, jogo, brincadeira)





Matemática. Contar e registrar objetos usando estratégias próprias e técnicas operatórias convencionais);

- Ler, produzir e interpretar escritas numéricas até 50

- Realizar contagens até 50

- Identificar o antecessor e sucessor de um número

* Procedimentos metodológicos:
Iniciar com o poema: A avó do menino, de Cecília Meirelles . Levar para a sala o poema escrito em cartaz, fazer a leitura do poema, depois realizar perguntas para levá-los a compreensão do texto. A seguir, chamar a atenção dos alunos para as características do gênero, como: rima, organização em versos, quem o escreveu e qual o assunto destacado. Pedir para os estudantes descreverem a avó do poema e seus próprios avós, ou alguém que representa esse papel em sua família, perguntar se há semelhanças entre a personagem e seus avós, para isso considerar as características físicas e psicológicas. Deixar que os estudantes manifestem sua opinião sobre o assunto tratado no poema;
-Indagar onde esse tipo de gênero pode ser encontrado e onde circula, destacar bem o assunto tratado no poema e pedir para que alguém conte sobre a presença dos avós em sua família, se todos tem avós em casa ou mora em outro local que não seja a sua casa, perguntar se alguém tem alguma história para contar a respeito de seus avós e pedir que conte para a turma da forma mais clara e coerente possível (dessa forma estará fazendo associação com o gênero ‘relato de experiências’

Trazer para a sala materiais concretos (ábaco, Material Dourado e outros) com registro, para que os alunos possam usar e manipular. Realizar atividade em dupla/trios e socializar os conhecimentos .
 Realizar Atividade com números nos folhetos de sena, quina, loto mania, tabela numérica, calendário.
Realizar Atividades que levem à compreensão no campo de antecessor e sucessor dos números.

Avaliação: A partir das atividades realizadas de forma oral e escrita .

2º dia data

Conteúdo
Português
·         lista, história em quadrinhos, poema:



Geografia
·         Noção de topologia.
·         Noção de lateralidade (esquerda e direita).

*objetivo:
-Compreender textos lidos por outras pessoas

-Conhecer e reconhecer características referentes aos diferentes suportes textuais

-Localizar informações explícitas no texto

-Deduzir o sentido de uma palavra ou expressão com base no contexto

-Identificar início, meio e fim de uma história ouvida


Geografia


- Localizar no espaço a posição do corpo e de outros objetos ;

- Reconhecer noções de posicionamento;

- Identificar roteiros do percurso de casa para a escola, dentre outros percursos conhecidos da criança.




Procedimentos metodológicos

Escolher uma história em quadrinhos para trabalhar com a turma de modo a  associá-la ao tema do poema A avó do menino, de Cecília Meirelles, em seguida:
  • Mostrar que a história foi contada através de um dos meios existentes de circulação da escrita, que é a história em quadrinhos;
  • Aproveitar o momento para falar da estrutura de uma história em quadrinhos. Questionar quem já conhece, quem já leu uma, o que eles perceberam de diferente entre uma história contada em quadrinhos e uma contada em forma de texto, etc. Fazer uma sondagem e ao mesmo tempo ensinar para aqueles que ainda não conhecem a estrutura do gênero;
  • Pedir aos estudantes que digam, depois de feita a leitura da história, se eles conseguiram compreender a história só pelo que leram ou se as imagens também ajudaram na compreensão da história. São os personagens que estão contando a história ou existe outra pessoa que conta? dentre outras. Faça perguntas que possam identificar se os estudantes realmente entenderam a história e quais os recursos utilizados por elas para compreenderem a história;
  • Pedir que imaginem e escrevam possíveis falas das personagens de acordo com o que eles acham que cada um está dizendo em cada quadrinho. Neste momento é importante que os estudantes já tenham a compreensão da estrutura de uma história em quadrinhos como, por exemplo, que a fala de cada um vem representada por balões e que cada tipo de balão representa o modo como os personagens estão se expressando (falando, gritando, pensando, etc.);
  • Após a atividade acima, utilizar o texto produzido para verificar como a turma está escrevendo; aproveitar também para planejar outras atividades que visem sanar as dificuldades no domínio das regularidades ortográficas.
Distribuir à turma o poema com alguns versos incompletos. As palavras faltantes deverão estar abaixo do poema para serem recortadas e coladas no verso. Realizar uma correção coletiva da atividade;


Trabalhar com os estudantes as noções topológicas (perto, longe, ao lado, frente, atrás). Realizas uma atividade que estimula a noção espaço nessa faixa etária. Propor uma brincadeira em que uma criança fica no centro. Pedir a outra criança que fique à direita dela; outra atrás; outra à frente e outra à esquerda. Batendo palmas, as crianças mudam de posição e dizem a sua nova posição.
- Expor objetos ao redor da sala para que a criança identifique o que está do seu lado direito e do seu lado esquerdo.
- Propor uma caminhada com as crianças pela escola. Logo após construir com elas símbolos que representem cada uma das dependências ou mobiliários da escola. Num segundo momento, pedir para construir o caminho da sala de aula até sua residência. Expor a atividade na sala para comparar o caminho perto e longe com os estudantes. Perguntar quem fez o menor trecho do trajeto e o mais longo.

Avaliação: A partir da realização oral e escritas de atividades diversas





3º dia
Conteúdo

Matemática: Operações: identificação dos sinais de adição e igualdade.
·         Estruturas aditivas: resolução de situações problema envolvendo as idéias da adição e subtração.
·         Estimativa e cálculo mental.


Português: Poema, história, parlenda e trava línguas.

 Objetivo:
Realizar contagens usando agrupamentos de 2 em 2 e de 5 em 5

- Identificar os sinais de adição e igualdade

- Resolver adições usando estratégias próprias ou com uma escrita matemática

- Analisar e resolver situações problema, com ênfase em adição

Português
Acompanhar, por meio de texto impresso, a declamação de diferentes poemas feita por outra pessoa
-Relacionar sentidos possíveis para um poema à imagem
-Localizar e sublinhar rimas em
poemas
-Identificar e circular a aliteração (repetição de letras) em poemas
-Demonstrar domínio da estrutura do poema, ordenando em estrofes os versos de poema já conhecido
-Compreender as características das tipologias/gêneros textuais

Procedimento.....
Promover o uso e manipulação de materiais concretos (ábaco, Material Dourado e outros) com registro.
Realizar aividades que levem à compreensão no campo aditivo das ideias: a)de juntar, separar e tirar; b)transformações de quantidades, com aumento ou diminuição; c)comparação de duas quantidades. Lembrar que a apresentação de problemas poderá ser a princípio oralmente, por escrito, por meio de figuras, em forma de jogos, dentre outros.
- Ver exemplos de problemas do campo aditivo no caderno no caderno de atividades da turma.
Escolher um livro paradidático para trabalhar com a turma, se possível, associá-lo ao tema do poema A avó do menino, de Cecília Meirelles ou a história em quadrinhos trabalhada anteriormente.
Em duplas, propor aos estudantes que reproduzam o poema A avó do menino, de Cecília Meirelles, em cartaz (ou de outro a escolha). Essa reprodução poderá ser com desenhos, figuras ilustrativas e/ou escrita; onde eles poderão destacar as palavras rimadas, desconhecidas, repetidas, estrofes, ordenação das estrofes, finalidade e destinatário do mesmo. Em seguida, os estudantes deverão apresentá-la para o grande grupo. O professor poderá também propor a turma que mesclem as duplas (em trios ou quartetos) para realizarem a reescrita do poema, sob os seguintes comandos:
·        Produzir um poema de autoria deles, de acordo com as estruturas já estudadas, observando todas as características: número de versos, rimas, estrofes, etc;
·        Confeccionar um cartaz elegendo um escriba do próprio grupo;
·        Apresentar para o grande grupo as produções realizadas.




4º dia
Conteúdo

Geografia:
·         Ações do homem na natureza.
  • Mat. Medida de capacidade com unidades não padronizadas (copos, colheres e xícaras).


Objetivo:
- Reconhecer as semelhanças e diferenças nas ações dos grupos sociais como transformadores da natureza
- Medir capacidade usando unidades não padronizadas (copos, colheres, xícaras)
- Comparar objetos segundo sua capacidade
Procedimentos....
Introduzir a proposta das mudanças ocorridas com uma atividade de observação do próprio meio onde o estudante vive. Entregar um quadro contendo: paisagem natural e outro com transformação realizada pelo homem. Discutir tais mudanças na sala de aula.
Fazer uma pesquisa de receitas culinárias com o objetivo de explorar no texto as medidas não-padrão ali apresentadas;
Criar diversas situações de medição básicas com os instrumentos trazidos ( ação pedida no dia anterior) pelos estudantes (calendário, agenda, trena, fita métrica, régua, copos, colheres, xícaras, dentre outros);
Avaliação: Será feita a partir de discussões, atividades orais e escritas e observações individuais.

5º dia

Conteúdos:

  • Matemática
  • Coleta e organização de dados;
Análise quantitativa de situações do cotidiano e dos vários campos do conhecimento.
  • Port.
  • Regularidades ortográficas e consciência fonológica;

  • Composição e decomposição de palavras;

Objetivos
- Ler e interpretar as informações de maneira organizada, por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos ;

- Coletar e organizar informações visando a construção de tabelas, gráficos e outras representações presentes no dia a dia;
-Compor e decompor palavras ;
-Formar palavras a partir dos textos estudados (regularidades diretas e contextuais) :
-Introduzir à formação de palavras com irregularidades ortográficas a partir do uso freqüente nas produções textuais;
Procedimentos
- Elaborar várias situações de pesquisa entre os estudantes, por exemplo, o que eles mais gostam: fruta/comida/brincadeira e organizar essas respostas numa tabela e sua posterior representação através de gráficos (continuação da unidade anterior com aprofundamento dos níveis de dificuldades).
-Selecionar uma história que tenha vários personagens de animais (flores, objetos, dentre outros), se possível, retomar o texto utilizado em aulas anteriores. Elaborar, previamente, a seguinte atividade: em uma folha desenhe a silhueta de uma lista, numerando as linhas de acordo com o número de animais da história. Em cima de cada linha e ao lado dos numerais (de ordem), desenhar quadradinhos de acordo com a quantidade de letras dos nomes dos animais (depois mimeografar ou xerocopiar o modelo). Propor aos estudantes que liste o nome dos animais que aparecem na história. Distribuir cópia da atividade elaborada e o alfabeto móvel para cada estudante. Ditar, um a um, os nomes dos animais. Pedir à turma que forme as palavras com o alfabeto móvel. Depois, escreva o nome ditado na folha de atividade, observando a ordem numérica e colocando cada letra em um quadrinho. Fazer  as intervenções necessárias para que avancem. Ao concluir a atividade, escrever as palavras no quadro – pouco a pouco, dando-lhes oportunidade de refazer suas hipóteses – para que confrontem seus escritos. Finalizar fazendo uma leitura compartilhada da lista.




Avaliação: A partir de debates e atividades orais e escritas



Referencias Bibliográficas:

Fluxo de Aula / Língua Portuguesa, Matemática e Geografia  -  1º Ano / III Unidade

Processos educativos II;  Ano/semestre: 2013/2, pelos professores Professor Responsável: Prof. Dr. José Ricardo Kreutz e Professor Conteudista: Prof. Dr. Rogério Reus Gonçalves da Rosa;

 Leitura complementar conforme citado no link http://www.hottopos.com/isle12/43-48Marilia.pdf para abrir o recursolink com o título: Uma leitura do cotidiano escolar com Michel de Certeau   de Marília Claret Geraes Duran;
  

No encalço do que nos diz o objeto: procedimentos de registro dos achados de pesquisa, pelos professores: Por: Prof. Dr. José Ricardo Kreutz; Prof. Dr. Rogério Reus Gonçalves da Rosa; Profa. Ms. Rojane Brum Nunes e Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário